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Questões de Filosofia - ENEM PPL 2019 | Gabarito e resoluções

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Questão 46
2019Filosofia

(ENEM PPL - 2019) Eis o ensinamento de minha doutrina: Viva de forma a ter de desejar reviver o dever , pois, em todo caso, voc reviver! Aquele que ama antes de tudo se submeter, obedecer e seguir, que obedea! Mas que saiba para o que dirige sua preferncia, e no recue diante de nenhum meio! a eternidade que est em jogo!. NIETZSCHE apud FERRY, L. Aprender a viver: filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010 (adaptado). O trecho contm uma formulao da doutrina nietzscheana do eterno retorno, que apresenta critrios radicais de avaliao da

Questão 52
2019Filosofia

(ENEM PPL - 2019) Toms de Aquino, filsofo cristo que viveu no sculo XIII, afirma: a lei uma regra ou um preceito relativo s nossas aes. Ora, a norma suprema dos atos humanos a razo. Desse modo, em ltima anlise, a lei est submetida razo; apenas uma formulao das exigncias racionais. Porm, mister que ela emane da comunidade, ou de uma pessoa que legitimamente a representa. GILSON, E.; BOEHNER, P. Histria da filosofia crist. Petrpolis: Vozes, 1991 (adaptado). No contexto do sculo XIII, a viso poltica do filsofo mencionado retoma o

Questão 53
2019Filosofia

(ENEM PPL - 2019) TEXTO I Eu queria movimento e no um curso calmo da existncia. Queria excitao e perigo e a oportunidade de sacrificar-me por meu amor. Sentia em mim uma superabundncia de energia que no encontrava escoadouro em nossa vida. TOLSTI, L. Felicidade familiar. Apud KRAKAUER, J. Na natureza selvagem. So Paulo: Cia. das Letras, 1998. TEXTO II Meu lema me obrigava, mais que a qualquer outro homem, a um enunciado mais exato da verdade; no sendo suficiente que eu lhe sacrificasse em tudo o meu interesse e as minhas simpatias, era preciso sacrificar-lhe tambm minha fraqueza e minha natureza tmida. Era preciso ter a coragem e a fora de ser sempre verdadeiro em todas as ocasies. ROUSSEAU, J.-J. Os devaneios do caminhante solitrio. Porto Alegre: LPM, 2009. Os textos de Tolsti e Rousseau retratam ideais da existncia humana e defendem uma experincia

Questão 56
2019Filosofia

(ENEM PPL - 2019) A cincia ativa rompe com a separao antiga entre a cincia (episteme), o saber terico, e a tcnica (techne), o saber aplicado, integrando cincia e tcnica. Do ponto de vista da ideia de cincia, a valorizao da observao e do mtodo experimental ope a cincia ativa cincia contemplativa dos antigos; assim tambm, a utilizao da matemtica como linguagem da fsica, proposta por Galileu sob inspirao platnica e pitagrica, e contrria concepo aristotlica. MARCONDES, D. Iniciao histria da filosofia: dos pr-socrticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008 (adaptado). Nesse contexto, a cincia encontra seu novo fundamento na

Questão 73
2019FilosofiaSociologia

(ENEM PPL - 2019) Uma parte da nossa formao cientfica confunde-se com a atividade de uma polcia de fronteiras, revistando os pensamentos de contrabando que viajam na mala de outras sabedorias. Apenas passam os pensamentos de carimbada cientificidade. A biologia, por exemplo, um modo maravilhoso de emigrarmos de ns, de transitarmos para lgicas de outros seres, de nos descentrarmos. Aprendemos que no somos o centro da vida nem o topo da evoluo. COUTO, M. Interinvenes. Portugal: Caminho, 2009 (adaptado). No trecho, expressa-se uma viso potica da epistemologia cientfica, caracterizada pela

Questão 79
2019FilosofiaSociologia

(ENEM PPL - 2019) Quanto mais a vida social se torna mediada pelo mercado global de estilos, lugares e imagens, pelas viagens internacionais, pelas imagens da mdia e pelos sistemas de comunicao interligados, mais as identidades se tornam desvinculadas desalojadas de tempos, lugares, histrias e tradies especficos e parecem flutuar livremente. Somos confrontados por uma gama de diferentes identidades (cada qual nos fazendo apelos, ou melhor, fazendo apelos a diferentes partes de ns), dentre as quais parece possvel fazer uma escolha. HALL, S. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DPA, 2006. Do ponto de vista conceitual, a transformao identitria descrita resulta na constituio de um sujeito

Questão 81
2019FilosofiaSociologia

(ENEM PPL - 2019) A importncia do conhecimento est em seu uso, em nosso domnio ativo sobre ele, quero dizer, reside na sabedoria. convencional falar em mero conhecimento, separado da sabedoria, como capaz de incutir uma dignidade peculiar a seu possuidor. No compartilho dessa reverncia pelo conhecimento como tal. Tudo depende de quem possui o conhecimento e do uso que faz dele. WHITHEHEAD, A. N. Os fins da educao e outros ensaios. So Paulo: Edusp, 1969. No trecho, o autor considera que o conhecimento traz possibilidades de progresso material e moral quando

Questão 82
2019Filosofia

(ENEM PPL - 2019) Tomemos o exemplo de Scrates: precisamente ele quem interpela as pessoas na rua, os jovens no ginsio, perguntando: Tu te ocupas de ti? O deus o encarregou disso, sua misso, e ele no a abandonar, mesmo no momento em que for ameaado de morte. Ele certamente o homem que cuida do cuidado dos outros: esta a posio particular do filsofo. FOUCAULT, M. Ditos e escritos. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2004. O fragmento evoca o seguinte princpio moral da filosofia socrtica, presente em sua ao dialgica:

Questão 83
2019HistóriaFilosofia

(ENEM PPL - 2019) Quando se trata de competncia nas construes e nas artes, os atenienses acreditam que poucos sejam capazes de dar conselhos. Quando, ao contrrio, se trata de uma deliberao poltica, toleram que qualquer um fale, de outro modo no existiria a cidade. BOBBIO, N. Teoria geral da poltica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000 (adaptado). De acordo com o texto, a atuao poltica dos cidados atenienses na Antiguidade Clssica tinha como caracterstica fundamental o(a)

Questão 90
2019Filosofia

(ENEM PPL - 2019) Vimos que o homem sem lei injusto e o respeitador da lei justo; evidentemente todos os atos legtimos so, em certo sentido, atos justos, porque os atos prescritos pela arte do legislador so legtimos e cada um deles justo. Ora, nas disposies que tomam sobre todos os assuntos, as leis tm em mira a vantagem comum, quer de todos, quer dos melhores ou daqueles que detm o poder ou algo desse gnero; de modo que, em certo sentido, chamamos justos aqueles atos que tendem a produzir e a preservar, para a sociedade poltica, a felicidade e os elementos que a compem. ARISTTELES. A poltica. So Paulo: Cia. das Letras, 2010 (adaptado). De acordo com o texto de Aristteles, o legislador deve agir conforme a

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